Dia 20 de julho celebramos o dia mundial do amigo, isso é maravilhoso. O amigo nós não conquistamos ele aparece sem alarde e sem aviso. É maravilhoso TER amigo, é desafiador SER amigo. O amigo jamais destrói, pelo contrário, constrói.
Quando chegou o dia do amigo confesso que passou um filme sobre minha cabeça das pessoas encantadoras que me ajudaram sem nada exigir. A minha mãe é a primeira amiga da lista. Ela foi a primeira a cuidar de mim, isso para mim significa que realmente o amigo constrói a vida do outro. Entendo nitidamente que não basta apenas ser filho ou ser mãe, é preciso ser amigo. Ser amigo é participar da vida do outro. Ser amigo é sofrer juntos, sorrir juntos. Ser amigo é ser suporte do amigo.
Deus me dá a cada dia a oportunidade de me relacionar com pessoas em diversos lugares para experimentar na pele o SER amigo. O amigo é uma pessoa igual a mim, de carne e osso com defeitos e virtudes. SER amigo é ser sensivel a dor ou alegria. Ser amigo é saber ouvir e falar na hora certa.
Ser amigo é ser normal, sem nada exigir. Quando você abraça o amigo você abraça também a sua dor, sua alegria, porém, como você de fato é amigo, então o seu abraço chega ao ponto de mudar completamente o universo da vida desse amigo.
Ser amigo também é ser de fato instrumento de paz. Ser amigo é ser reconciliador na vida do amigo em todos os sentidos. Jesus Cristo não se preocupou em ter amigos, Jesus foi e é sem dúvida amigo. Ser amigo é ser Jesus na vida do amigo.
Deus abençoe você meu amigo.
José Ribamar dos Santos Baltazar