domingo, 14 de julho de 2013

A exemplo de Maria, a juventude vive e professa sua fé


Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte - Maranhão/agosto de 2013.

A EXEMPLO DE MARIA, A JUVENTUDE VIVE E PROFESSA A SUA FÉ.

Prezados irmãos e irmãs, paz e bem!

Desejei ardentemente iniciar esta mensagem dizendo: sejam bem vindos peregrinos de Nossa Senhora de Nazaré que aqui estão para o banquete, banquete preparado por ela, Maria de Nazaré, que dirá sempre a mim e a você: faça tudo o que Ele, Jesus, disser. Jesus é a misericórdia do Pai. Jesus é o Coração Novo do Pai por excelência.
O tema deste grande banquete festivo, Círio de Nazaré, nos comunica a ter Maria como espelho, que como um raio de luz, reflete a fé da Igreja: “Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único Filho nosso Senhor que foi concebido poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria... “.
Estamos no ano da fé, não é uma fé qualquer, é a fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 é a grande expressão do Amor de Deus Pai cujo tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19)
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte é a expressão amorosa de Deus Pai que não cessa em jorrar o seu amor no meio do seu povo gratuitamente. Você, peregrino, que veio para esta grande festa, saiba, a expressão do amor de Deus passa pela sua história, pela sua vida. Quando somos atingidos pelo Amor de Deus, o nosso coração jamais será o mesmo.
O que você trouxe para este banquete festivo do Círio de Nazaré? O que você quer que Deus faça na sua vida neste Círio? Tem alguma coisa que entristece o teu coração? Tem algum ente querido de sua família que você ainda não perdoou? Você tem sido motivo de aborrecimento para sua família? Você tem sido motivo de alegria na sua casa? Pegue cada um desses itens que citei acima como interrogação junte com os que passam pela sua cabeça e seja ousado, ousada e oferte tudo a Jesus.
Se você está tendo dificuldade para viver a saudade de um ente familiar, oferte a Jesus com lágrimas e peça a Ele Misericórdia e direção na sua vida. Esse tempo de festa do Círio em Estandarte é a oportunidade e chance que Deus está nos dando para nos reconciliarmos com Deus, com nossa história. Não perca tempo desviando o seu olhar em direção a preocupações. Participe da festa, participe dos momentos de oração, momentos de partilha da comunidade, entre na festa nas celebrações e homenagens a Nossa Padroeira, Maria de Nazaré. Participe da festa como se fosse a última de sua vida.
Temos o hábito de olhar apenas para a morte física. Há muitos defeitos dentro de nós que precisam morrer e serem sepultados para ressuscitarmos com Jesus.
O seu mal humor, a sua maneira de criticar tudo e todos isso precisa morrer para ressuscitar tornando você uma pessoa nova no Espírito, um homem novo, de coração novo semelhante ao Coração de Jesus. Não esqueça que você foi convidado pela dona da casa, Nossa Senhora de Nazaré, para beber, saborear, do melhor vinho da festa. Testemunhar o maior milagre da face da terra operado por Jesus na sua vida, na sua família, na sua história.
Somos um povo feliz por termos Deus como o Senhor de nossas vidas. Somos um povo feliz que temos Maria como nossa Mãe Maria dada a cada um de nós pelo próprio Jesus ainda do alto da Cruz. Esse Rio Santa Cruz que banha nossa ilha e nos alimenta é indubitavelmente a expressão do Amor de Deus. Tudo o que temos foi Deus que nos deu e nos dá gratuitamente.
Quando você vê um pescador saindo para pescar ou voltando da pesca é a expressão desse amor que nos ajuda a caminhar cada dia.
Quando falo que somos um povo feliz é porque de fato somos. Nós temos maravilhas nesta Ilha de Estandarte, a própria natureza onde não falta nada, o que nós, na maioria das vezes não fazemos é agradecer continuamente esse Deus que está sempre contigo.
Eu fiquei sem o meu tio Beni e o meu pai José Baltazar – o Souza – em poucos dias. Dia 6 de junho foi o tio Beni e dia 9 de junho de 2013 o meu pai.

Esses dois homens, pais de família, Deus nos deu por um tempo nesta terra, chegou a hora de devolvê-los a Deus e eu preciso Ter misericórdia e Ser misericordioso ao fazer essa devolução. Eles tiveram o seu tempo para viver sua vida individual e participar desta festa de agosto tão marcante de nossas vidas. Estou com saudade deles mas, jamais ficarei triste ou ficar contra Deus por ter levado desta cada um. A vida continuará sem eles fisicamente, permanecerão vivos no coração e na mente de cada pessoa que os conheceu. É preciso viver intensamente este tempo profético do Círio de 2013 em Estandarte.

Maria, Senhora de Nazaré, a Senhora das Dores, a Senhora do Perpetuo Socorro viu seu filho pregado e morto na cruz. Mas a sua fé a levou a confiar totalmente em Deus ao ponto de vê-lo ressuscitado e subindo ao Céu. Melhor ainda, ela cuidou dos discípulos como a primeira discípula de Jesus. O derramamento do Espírito Santo veio aos discípulos tendo Maria no meio deles. A nossa padroeira, Senhora de Nazaré, nos ensina a ter calma, a confiar no poder de Deus, a saber esperar.
Como está o seu coração para este banquete? Deus te oferece o Coração Novo: JESUS seu filho. Neste banque festivo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte, nossa padroeira, nos convida a participar de coração e com intensidade do grande banquete festivo.
Cada associação da ilha, cada grupo, cada movimento, cada família é canal desse imenso amor de Deus Pai refletido no rosto de seu irmão. Esse mesmo irmão que as vezes pra você é cabeça dura, mas, Deus está com ele.
Às margens do Rio Santa Cruz um povo caminha, já disse o poeta.
Às margens do Rio Santa Cruz Deus abençoa famílias para serem celeiros de vocações potentes para o Reino de Deus Pai. Que nossas famílias não cessem de orar pelas vocações e eu ouso citar com alegria vocações nascidas no nosso meio, na nossa comunidade limitada com famílias limitadas e o milagre e a providência de Deus se faz presente: Padre Ubirajara, Padre Romildo, Diácono Taylor, Seminarista Henrique Baltazar, Irmã Clara Costa, Irmã Nazaré e demais irmãos e irmãs membros de comunidades católicas e evangélicas neste planeta.

Que o Bom Deus, na sua infinita misericórdia, nos abençoe.

Feliz e abençoado Círio de Nossa Senhora de Nazaré! Agosto de 2013.

Deste irmão em Cristo: José Ribamar Borges dos Santos Baltazar
Rio de Janeiro, 09 de julho de 2013
Comunidade Coração Novo/RJ.