terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cirio de Nazaré em Estandarte-Ma


Círio de Nazaré em Estandarte
Quando chega o mês de agosto em Estandarte tudo muda, tudo se transforma, o coração pulsa aceleradamente, as conversas geram em torno da festa de agosto, isto é, da festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, 14 de agosto, padroeira de Estandarte-Maranhão. O mês de agosto é todo ele dedicado às vocações e dedicado ao dia do padre e dia dos pais, a Assunção de Nossa Senhora e o dia do consagrado. Agosto é um mês rico da misericórdia infinita de Deus Pai. Qual é a sua vocação como batizado? Você já parou para pensar sobre isso? Eu nasci em Estandarte, vivi os meus primeiros 13 anos de minha vida participando da festa de Nazaré, o pároco da época era padre Atílio. Não tínhamos um padre permanente na ilha, lado a lado conosco aparecia uma vez ao ano ou não. Ainda nessa região e demais regiões a messe é grande e os operários são poucos. Em 14 de agosto, acontece o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da ilha de Estandarte. É o mês mais esperado pela população. Durante toda a minha infância vi as familias reunidas se preparando para esse grande momento de fé. São dias de oração na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Eu visitei Estandarte em dezembro de 1984 e nunca mais voltei, espero em Deus o breve retorno. O meu coração está voltado para tudo o que está acontecendo. Durante a festa da padroeira acontece o grande milagre, o batismo de diversas crianças e o casamento religioso de diversos casais e conversão de muitos irmãos ao coração de Jesus.
Em Estandarte fui batizado e fui praparado pela irmã Clara Costa para fazer minha primeira Eucaristia. Foi também em Estandarte que eu vi, assisti e presenciei pela primeira vez a ordenação sacerdotal de um padre, o jovem Ubirajara, que nasceu e foi criado na pequena ilha. Deus olha e ouvi o clamor deste povo. Um dia esta ilha foi visitada por Deus na pessoa de Dom Guido, veio simplesmente para ordenar Ubirajara padre, o primeiro da ilha. O solo estandartense permanece abeçoado por Deus. Foi momento de graça e carinho de Deus para conosco. Após essa decisão vocacional de irmã Clara Costa e Padre Ubirajara vieram outros jovens a pôr o pé na estrada para servir Jesus. O matrimônio é a vocação primordial e indispensável nas familias, delas brotam os missionários vocacionados comprometidos com o Evangelho de Jesus Cristo. Padre Zezinho diz na sua canção: a decisão é tua. Anunciar o Reino de Deus é preciso. Ajudar o povo a fazer experiência de Deus é missão de todo cristão batizado. Eu termino este momento desejando a paz de Jesus a todos.
Deus abençoe.
José Ribamar dos Santos Baltazar
Comunidade Coração Novo/Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. nooooooooooooossa amei a declaraçao, fiquei super emocionada em saber que se lembra com tanto amor a carinho da nossa ilha ...com carinho MARIA DO SOCORRO FERREIRA BALTAZAR tambem filha desta terra abençoada.

    ResponderExcluir