segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As Santas de Helfta

O Convento de Helfta tornou-se famoso por suas três santas mulheres: Gertrudes de Helfta, Mechthildis de Hackeborn e Mechthildis de Magdeburgo. As três Religiosas, de idades diferentes (20, 40 e 60 anos), viveram sob a sábia abadessa Gertrudis de Hackeborn, no Convento de Helfta, numa comunidade de intensiva caminhada humana e espiritual. Gertrudes de Helfta tornou-se a mais conhecida. Para distinguir a Santa Gertrudes de Helfta da célebre Superiora do Convento daquele tempo, Gertrudis de Hackeborn, a Santa recebeu no século XV, o cognome de “a Grande”, Gertrudes de Helfta é a única mulher alemã que leva este cognome. Decisivos para a grande fama de Santa Gertrudes são, sem dúvida seus dois livros, que refletem sua experiência de fé: “Legatus divinae pietatis” (Mensageiro do Amor Divino), “Exercitia spiritualia” (Exercícios Espirituais). Ao leitor, eles se revelam como um tesouro de espiritualidade cristã. Comunidades religiosas contemplativas, responsáveis pela formação de vocações religiosas e sacerdotais apreciam o valor pedagógico e teológico de seus livros e de sua espiritualidade. A grande repercussão que Gertrudes colheu, levou à sua importância mundial.Santa Gertrudes de Helfta nasceu no dia de 06 de janeiro de 1256, provavelmente, na Turíngia. Com 5 anos foi levada ao convento de Helfta. Lá viveu 40 anos, até sua morte. Suas experiências de Deus estão descritas nos livros. Da jovem Gertrudes se dizia: desde quando freqüentava a escola, superava de longe a todas as suas companheiras de idade e de Ordem, por seu rápido entendimento e sua brilhante inteligência. Ultrapassava a todas em sabedoria e saber. A língua de ensino oficial na escola do Convento era o Latim. No dia 27 de janeiro de 1281, Gertrudes vivenciou sua primeira visão de Cristo, que a levou a uma profunda conversão. Recebeu o “ Dom do Diálogo interior”. Daí em diante, a sua meta foi a Ciência de Deus. Ela quis aprender a linguagem do Amor Divino no Espírito Santo. Os Escritos de Santa Gertrudes sublinham sempre de novo que a sua teologia se baseia no vivo trato com Deus. A Santa Liturgia da Palavra e do Sacramento é a fonte de seu encontro com Cristo. Gertrudes traduz partes da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja.Ela redige escritos, Gertrudes experimenta sua relação com Jesus como uma amorosa amizade. Ele mora no seu coração, conforme as palavras do Evangelho de São João: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos morada”. Jesus promete a Gertrudes realizar, por seu divino coração – aquilo que ao homem é impossível por faltar-lhe força. (Legatus III,23). Gertrudes faleceu no dia 13 de novembro de 1302, em Helfta. A Igreja da Alemanha celebra sua festa no dia 17 de novembro, a igreja universal um dia antes.
Gertrudes de Helfta como doutora da Igreja (Mestra da Fé)
Nós nos empenhamos desde há anos para isso. Quem está se inteirando dos escritos da Santa Gertrudes de Helfta, facilmente reconhecerá seu valor para qualquer cristão sério e para todo homem que está à procura. Santa Gertrudes já era uma mestra da fé séculos atrás e poderá sê-lo, hoje, mais ainda. A aprovação oficial pela igreja iria atrair a atenção sobre ela e seria um grande auxílio para muitos. Razões para aprovar Santa Gertrudes como Doutora da Igreja (Mestra da fé);1. Santa Gertrudes cumpre as mais altas exigências da Ciência Espiritual de seu tempo e é insuperável na Teologia Mística,2. Gertrudes colocou seu saber e sua experiência da fé a serviço da transmissão da fé. Prova disso, são seus escritos.3. Seu conceito de Deus e do homem são uma resposta às perguntas do homem de hoje.4. Para o homem de hoje, a Religião parece muitas vezes abstrata, vazia e estranha. como pedagoga, Santa Gertrudes mostra como podemos superar os medos, entrar em contato com Jesus e construir uma ralação com ele.5. Ela é guia e companheira ao longo do Ano Litúrgico.6. O que Gertrudes diz nos seus escritos, tem um efeito positivo sobre o homem. Ela nos abre a “Força Salvadora” da Liturgia e dos Sacramentos.7. Sua experiência de fé, alimentada pela Palavra de Deus e pela Liturgia e dos Sacramentos.8. Gertrudes tem algo essencial a dizer sobre o papel da mulher. Sua autoconfiança e competência são um encorajamento para a autenticidade e a dignidade da mulher.9. Ela é a única mulher alemã que, na história da Igreja, recebeu o honroso cognome ”a Grande”. Gertrudes é a única Santa alemã marcada no Missal Romano e é venerada pela igreja universal.10. Ela é a primeira padroeira da América Latina.
Referência Bibliográfica:HOCHENAUER, Josef. Gertrudes de Helfta na América Latina: uma procura de pegadas. Lindenberg Germany

Nenhum comentário:

Postar um comentário