Salmo 138 (139)
1- Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando,
os meus caminhos vos são todos conhecidos.
R: Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
2 - A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente.
Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão.
Esta Verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.
3 - Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face?
Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
4 - Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares;
mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
domingo, 14 de julho de 2013
A exemplo de Maria, a juventude vive e professa sua fé
Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte - Maranhão/agosto de 2013.
A EXEMPLO DE MARIA, A JUVENTUDE VIVE E PROFESSA A SUA FÉ.
Prezados irmãos e irmãs, paz e bem!
Desejei ardentemente iniciar esta mensagem dizendo: sejam bem vindos peregrinos de Nossa Senhora de Nazaré que aqui estão para o banquete, banquete preparado por ela, Maria de Nazaré, que dirá sempre a mim e a você: faça tudo o que Ele, Jesus, disser. Jesus é a misericórdia do Pai. Jesus é o Coração Novo do Pai por excelência.
O tema deste grande banquete festivo, Círio de Nazaré, nos comunica a ter Maria como espelho, que como um raio de luz, reflete a fé da Igreja: “Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único Filho nosso Senhor que foi concebido poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria... “.
Estamos no ano da fé, não é uma fé qualquer, é a fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 é a grande expressão do Amor de Deus Pai cujo tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19)
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte é a expressão amorosa de Deus Pai que não cessa em jorrar o seu amor no meio do seu povo gratuitamente. Você, peregrino, que veio para esta grande festa, saiba, a expressão do amor de Deus passa pela sua história, pela sua vida. Quando somos atingidos pelo Amor de Deus, o nosso coração jamais será o mesmo.
O que você trouxe para este banquete festivo do Círio de Nazaré? O que você quer que Deus faça na sua vida neste Círio? Tem alguma coisa que entristece o teu coração? Tem algum ente querido de sua família que você ainda não perdoou? Você tem sido motivo de aborrecimento para sua família? Você tem sido motivo de alegria na sua casa? Pegue cada um desses itens que citei acima como interrogação junte com os que passam pela sua cabeça e seja ousado, ousada e oferte tudo a Jesus.
Se você está tendo dificuldade para viver a saudade de um ente familiar, oferte a Jesus com lágrimas e peça a Ele Misericórdia e direção na sua vida. Esse tempo de festa do Círio em Estandarte é a oportunidade e chance que Deus está nos dando para nos reconciliarmos com Deus, com nossa história. Não perca tempo desviando o seu olhar em direção a preocupações. Participe da festa, participe dos momentos de oração, momentos de partilha da comunidade, entre na festa nas celebrações e homenagens a Nossa Padroeira, Maria de Nazaré. Participe da festa como se fosse a última de sua vida.
Temos o hábito de olhar apenas para a morte física. Há muitos defeitos dentro de nós que precisam morrer e serem sepultados para ressuscitarmos com Jesus.
O seu mal humor, a sua maneira de criticar tudo e todos isso precisa morrer para ressuscitar tornando você uma pessoa nova no Espírito, um homem novo, de coração novo semelhante ao Coração de Jesus. Não esqueça que você foi convidado pela dona da casa, Nossa Senhora de Nazaré, para beber, saborear, do melhor vinho da festa. Testemunhar o maior milagre da face da terra operado por Jesus na sua vida, na sua família, na sua história.
Somos um povo feliz por termos Deus como o Senhor de nossas vidas. Somos um povo feliz que temos Maria como nossa Mãe Maria dada a cada um de nós pelo próprio Jesus ainda do alto da Cruz. Esse Rio Santa Cruz que banha nossa ilha e nos alimenta é indubitavelmente a expressão do Amor de Deus. Tudo o que temos foi Deus que nos deu e nos dá gratuitamente.
Quando você vê um pescador saindo para pescar ou voltando da pesca é a expressão desse amor que nos ajuda a caminhar cada dia.
Quando falo que somos um povo feliz é porque de fato somos. Nós temos maravilhas nesta Ilha de Estandarte, a própria natureza onde não falta nada, o que nós, na maioria das vezes não fazemos é agradecer continuamente esse Deus que está sempre contigo.
Eu fiquei sem o meu tio Beni e o meu pai José Baltazar – o Souza – em poucos dias. Dia 6 de junho foi o tio Beni e dia 9 de junho de 2013 o meu pai.
Esses dois homens, pais de família, Deus nos deu por um tempo nesta terra, chegou a hora de devolvê-los a Deus e eu preciso Ter misericórdia e Ser misericordioso ao fazer essa devolução. Eles tiveram o seu tempo para viver sua vida individual e participar desta festa de agosto tão marcante de nossas vidas. Estou com saudade deles mas, jamais ficarei triste ou ficar contra Deus por ter levado desta cada um. A vida continuará sem eles fisicamente, permanecerão vivos no coração e na mente de cada pessoa que os conheceu. É preciso viver intensamente este tempo profético do Círio de 2013 em Estandarte.
Maria, Senhora de Nazaré, a Senhora das Dores, a Senhora do Perpetuo Socorro viu seu filho pregado e morto na cruz. Mas a sua fé a levou a confiar totalmente em Deus ao ponto de vê-lo ressuscitado e subindo ao Céu. Melhor ainda, ela cuidou dos discípulos como a primeira discípula de Jesus. O derramamento do Espírito Santo veio aos discípulos tendo Maria no meio deles. A nossa padroeira, Senhora de Nazaré, nos ensina a ter calma, a confiar no poder de Deus, a saber esperar.
Como está o seu coração para este banquete? Deus te oferece o Coração Novo: JESUS seu filho. Neste banque festivo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte, nossa padroeira, nos convida a participar de coração e com intensidade do grande banquete festivo.
Cada associação da ilha, cada grupo, cada movimento, cada família é canal desse imenso amor de Deus Pai refletido no rosto de seu irmão. Esse mesmo irmão que as vezes pra você é cabeça dura, mas, Deus está com ele.
Às margens do Rio Santa Cruz um povo caminha, já disse o poeta.
Às margens do Rio Santa Cruz Deus abençoa famílias para serem celeiros de vocações potentes para o Reino de Deus Pai. Que nossas famílias não cessem de orar pelas vocações e eu ouso citar com alegria vocações nascidas no nosso meio, na nossa comunidade limitada com famílias limitadas e o milagre e a providência de Deus se faz presente: Padre Ubirajara, Padre Romildo, Diácono Taylor, Seminarista Henrique Baltazar, Irmã Clara Costa, Irmã Nazaré e demais irmãos e irmãs membros de comunidades católicas e evangélicas neste planeta.
Que o Bom Deus, na sua infinita misericórdia, nos abençoe.
Feliz e abençoado Círio de Nossa Senhora de Nazaré! Agosto de 2013.
Deste irmão em Cristo: José Ribamar Borges dos Santos Baltazar
Rio de Janeiro, 09 de julho de 2013
Comunidade Coração Novo/RJ.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Salmo 55
Salmos, 55
1. Do mestre de canto. Com instrumentos de corda. Poema. De Davi.
2. Dá ouvido à minha prece, ó Deus, não te furtes à minha súplica!
3. Presta atenção e responde-me, porque as ansiedades me agitam!
4. Estremeço ante a voz do inimigo, diante dos gritos do injusto. Eles fazem recair sobre mim calamidades, e me acusam com raiva.
5. Meu coração se contorce dentro de mim, e sobre mim caem terrores mortais;
6. medo e tremor me invadem, e um calafrio me envolve.
7. Então eu penso: "Quem me dera ter asas de pomba para eu sair voando e pousar...
8. Sim, eu fugiria para longe e pernoitaria no deserto.
9. Encontraria logo um refúgio contra o vento da calúnia,
10. contra o furacão que devora, Senhor, contra a torrente da língua deles". Vejo violência e discórdia na cidade:
11. dia e noite elas rondam por cima de suas muralhas. Dentro dela há crime e injustiça.
12. Dentro dela há calamidades, e a opressão e a fraude nunca se afastam de sua praça.
13. Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se meu adversário se erguesse contra mim, eu me esconderia dele.
14. Mas é você, homem igual a mim, meu amigo, meu confidente,
15. a quem me unia uma doce intimidade; andávamos juntos, em meio ao barulho, na casa de Deus.
16. Caia sobre eles a morte, desçam vivos ao túmulo, pois o mal se aninha entre eles!
17. Eu, porém, invoco a Deus, e Javé me salva.
18. De tarde, pela manhã e ao meio-dia eu me queixo, gemendo. E Deus ouve o meu grito.
19. Na paz ele resgata a minha vida da guerra que me fazem, pois são muitos contra mim.
20. Deus me ouve e os humilha, ele que reina desde sempre. Porque não querem emendar-se, nem temem a Deus.
21. Levantam as mãos contra seus próprios aliados, violando a aliança que fizeram.
22. Sua boca é mais lisa que o creme, mas a guerra está no seu coração. Suas palavras parecem suaves como óleo, porém são espadas desembainhadas.
23. Descarregue seu fardo em Javé, e ele cuidará de você. Ele jamais permitirá que o justo venha a tropeçar.
24. E tu, ó Deus, tu os farás descer ao fundo do poço! Esses homens sanguinários e impostores não chegarão à metade dos seus dias! Quanto a mim, eu confio em ti!
Ó Deus, não te furtes a minha súplica.
José Ribamar
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Salmo 39
Salmos, 39
1. Do mestre de canto. De Iditun. Salmo. De Davi.
2. Eu disse: "Vou vigiar a minha conduta, para não pecar com a língua; vou tapar com mordaça a minha boca, quando o injusto estiver presente".
3. Eu me calei, em silêncio. Segurei-me para não falar, e minha dor tornou-se intolerável.
4. Por dentro, o coração me queimava. Ao pensar nisso, o fogo se inflamava. Então soltei a minha língua.
5. "Mostra-me o meu fim, Javé, e qual é a medida dos meus dias, para eu saber o quanto sou frágil.
6. Olha: os dias que me deste são um palmo apenas, e a minha duração é um nada diante de ti. Sim, todo homem não passa de um vazio, todo homem é apenas aparência.
7. O homem vai e vem como sombra, e labuta por um nada: amontoa, e não sabe quem vai recolher".
8. E agora, Senhor, o que posso esperar? Em ti se encontra a minha esperança.
9. Livra-me de minhas transgressões todas, não me deixes como ultraje para o insensato!
10. Eu me calo e não abro a boca, pois quem vai agir és tu!
11. Afasta de mim a tua praga, pois eu sucumbo ao ataque da tua mão!
12. Castigando o erro, tu educas o homem, e como traça tu róis os tesouros dele. Os homens todos são apenas um sopro!
13. Javé, ouve a minha prece! Dá ouvido aos meus gritos! Não fiques surdo ao meu pranto: porque sou hóspede junto a ti, inquilino como os meus antepassados.
14. Afasta de mim o teu olhar, e deixa-me respirar! Antes que eu me vá, e já não exista mais!
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Foi Deus Quem Fez Você
Autor: Zé Ramalho
Foi Deus que fez o céu,
O rancho das estrelas.
Fez também o seresteiro
Para conversar com elas.
Fez a lua que prateia
Minha estrada de sorrisos
E a serpente que expulsou
Mais de um milhão do paraíso.
Foi Deus quem fez você;
Foi Deus que fez o amor;
Fez nascer a eternidade
Num momento de carinho.
Fez até o anonimato
Dos afetos escondidos
E a saudade dos amores
Que já foram destruídos.
Foi Deus!
Foi Deus que fez o vento
Que sopra os teus cabelos;
Foi Deus quem fez o orvalho
Que molha o teu olhar. Teu olhar...
Foi Deus que fez as noites
E o violão plangente;
Foi Deus que fez a gente
Somente para amar. Só para amar...
José Ribamar
terça-feira, 2 de abril de 2013
Sorrir
O nosso rosto expressa algo que os deixa bem. Se somos uma pessoa sorridente e por algum momento não sorrimos, logo logo chega para nos dizer: porque estás sério? Onde está o teu sorriso? Eu não vi o teu sorriso hoje.
Cativamos as pessoas e somos cativados. Reconheço que meus problemas jamais poderão interferir a riqueza e a beleza de um um Deus Bondoso que nos quer e nos fez feliz sorrindo maravilhosamente quando estamos diante de montanhas de tribulações.
Deus não está exigindo para eu sorrir. Eu tenho a necessidade do sorriso de Deus na minha vida, no meu rosto, no meu dia a dia.
Paz e bem.
José Ribamar
Jesus Ressuscitado
"Aceita Jesus Ressuscitado na tua vida.
Mesmo se estiveste longe, dá um pequeno passo na sua direção:
Ele te espera com os braços abertos".
Papa Francisco
terça-feira, 26 de março de 2013
Eu te farei luz das nações
1ª Leitura - Is 49,1-6
Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,1-6
1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: "Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado". 4E eu disse: "Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa". 5E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: "Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra". Palavra do Senhor.
sexta-feira, 8 de março de 2013
Obrigado mulher
Obrigado mulher
(Por: Papa João Paulo II)
Obrigado a ti, mulhermãe,
que, te fazes ventre na alegria
e no sofrimento de uma experiência única;
que te tornas o sorriso de Deus
pela criatura que é dada à luz;
que te fazes guia dos seus primeiros passos,
amparo do seu crescimento,
ponto de referência por todo o caminho da vida.
Obrigado a ti, mulheresposa,
que unes irrevogavelmente
o teu destino ao de um homem,
numa relação de recíproco dom,
a serviço da comunhão da vida.
Obrigado a ti, mulherfilha e mulherirmã,
que levas ao núcleo familiar e à vida social
a tua sensibilidade, intuição, generosidade e constância.
Obrigado a ti, mulhertrabalhadora,
empenhada na vida social, econômica,
artística e política,
pela contribuição indispensável
que dás à elaboração de uma
cultura capaz de conjugar razão e sentimento
e a uma concepção da vida sempre
aberta ao sentido do "mistério".
Obrigado a ti, mulherconsagrada,
que, a exemplo da maior de todas as mulheres,
a mãe de Cristo, te abres com docilidade
e fidelidade ao amor de Deus, ajudando
a Igreja e a humanidade inteira
a viver para com Deus uma resposta "esponsal",
que exprime a comunhão
que Ele quer estabelecer com sua criatura.
Obrigado a ti, mulher,
pelo simples fato de seres mulher!
Com a percepção que é
própria da tua feminilidade,
enriqueces a compreensão do mundo e contribuis
para a verdade plena das relações humanas.
Oração Extraída da carta do Papa João Paulo II às mulheres,
Vaticano, 29 de Junho de 1995, solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo.1995.
Fonte: site do Vaticano.
Nossa homenagem a todas as mulheres - PASCOM
— 08 de março, Dia Internacional da Mulher —
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Salmo 8
Salmo 8
Versículos do Salmo 8 do livro Salmos da Bíblia.
1 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.
2 Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.
3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,
4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?
5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.
6 Tu o fizeste dominar as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste:
7 todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens,
8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.
9 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Nossa Senhora
Assinar:
Postagens (Atom)